Fonte: Carro online
Com estréia no Catar, modelo híbrido pode alcançar 160 km/h e rodar mais de 100 km/l
Em busca de mais opções de negócios que envolvam desenvolvimento sustentável, economia e "tecnologias verdes", a Volkswagen apresentou no Salão do Catar, que acontece entre os dias 26 e 29 deste mês, o conceito XL1 SEV (Super Efficient Vehicle, ou veículo super eficiente em tradução livre). O modelo é uma continuação de outros dois protótipos movidos por motor 1.0 chamados L1 e apresentados em 2002, pela primeira vez, e, na segunda geração em 2009, no Salão de Frankfurt.
O XL1 é dotado de um motor híbrido, que funciona tanto com diesel quanto energia elétrica. O propulsor 0.8 TDI de dois cilindros desenvolve 48 cv de potência, que tem um empurrão do motor elétrico oferecendo mais 27 cv ao modelo, aumentando o rendimento do motor para 75 cv. A potência um pouco baixa é compensada pelos 795 kg do carro, graças a sua estrutura de fibra de carbono, além de rodas com ligas de magnésio e sistema de freios de alumínio e cerâmica.
Segundo a Volkswagen, o motor elétrico pode trabalhar independente do propulsor a combustão. Nessa configuração, o modelo alcança velocidade máxima de 35 km/h, antes do motor TDI começar a funcionar. O conceito acelera de 0 a 100 km/h em 11s9 e atinge velocidade máxima de 160 km/h limitada eletronicamente. Acoplado ao propulsor, um câmbio de 7 marchas com dupla embreagem ajuda o XL1 alcançar a média de 111 km/l.
A Volkswagen não revelou nenhum plano para colocar o XL1 em produção, porém, foi citado pela marca que grande parte da tecnologia usada no modelo deverá ser aplicada nos novos produtos com apelo ambiental da marca alemã.